domingo, 7 de junho de 2009

Lá vamos Nós...


Finalmente demos início ao GestarII em Manga.


No dia 06/06/2009 realizamos as oficinas introdutórias com duração de 8h.
Em nosso 1º encontro contamos com a participação da secretária de educação e coordenadora do Gestar II e dos professores formadores e cursistas de língua portuguesa e matemática da rede municipal de ensino de Manga.
Aos professores presentes foram colocados a importância e fundamentos do Gestar II.
No período matutivo permaneceram, na mesma sala, os professores das duas disciplinas acima citadas porém, no período vespertino, os professores foram separados por disciplina para darmos início às reflexões.
Nossa turma é composta por 16 professores cursistas.
Iniciamos com uma reflexão sobre o texto "Milho de Pipoca" de Rubem Alves.Foi muita rica e prazerosa nossas discussões, uma vez que nos levou a analisar nosso papel de educador e de seres humanos em constante tranformação, onde o fogo representa os desafios da nossa profissão que nos impulsiona a buscar o Novo.
Após este momento, realizamos a distribuição do material.
No início os professores se assustaram com a quantidade de livros pois imaginavam conter alí vários textos teóricos.
Na medida que começaram a manuseá-los perceberam que na verdade são várias sugestões de aulas dinâmicas e criativas com o intuito de auxiliá-los em busca de uma educação significativa.
Claro que alguns ainda manifestaram certa resistência ao material ( os piruás, do texto de Rubem Alves) mas, a maioria gostou do conteúdo das TPs e AAs.
Pedi ,então, que lessem a TP3 para que no próximo encontro pudéssemos discutir seu conteúdo.Também falei sobre o portifólio,que cada um terá que fazer.
Para finalizar apresentamos o slide "Tua Caminhada" de Charles Chaplin fizemos uma breve análise e encerramos nosso 1º encontro.

Um comentário:

  1. Que bom, Adriana!!! O Gestar já começou "pipocando" em seu município!! (rsrsrsrsrsrsrsrs)

    Espero que no decorrer dos encontros você e os professores-cursistas descubram na resistência o desafio da mudança, do inovar, do (re)criar...

    Um abraço

    ResponderExcluir