segunda-feira, 26 de outubro de 2009

OFICINA 9-Unidades 17 e 18 da TP5

Lindo texto de Machado de Assis



Análise do anúncio publicitário

"Nóis trupica,mas num cai..."


" Para compreender bem um texto não basta soletrar letras,

ler palavras ou frases que o compõem.

É indispensável a insersão cultural do leitor,

por isso alfabetizar é um ato bem maior,

não pode depender apenas da pequenez de uma cartilha."

Hélio Consolaro


Iniciamos nossa oficina com o slide "A importância de Metas claras" de Jean Carlos de Oliveira,que nos levou a refletir que obstáculos são o que encontramos quando tiramos os olhos de nosso objetivo.
Após esse momento iniciamos o estudo do texto "Cada um é cada um" de José Roberto Torero (TP5,p.15), onde analisamos a noção de estilo no domínio da linguagem. Analisamos,também, a letra da música " Loirinha Bombril" de Os Paralamas do Sucesso e o texto " Ai Se Sêsse" de Zé da Luz, Cordel do fogo Encantado.
Passamos então a uma atividade prática sobre coerência textual.
Como sabemos a coerência é um dos fatores de textualidade que permitem fazer de um amontoado de frases um texto; partindo dessa definição distribui aos cursistar o texto fragmentado "Filosofia de um par de botas" de Machado de Assis onde os mesmos deveriam reorganizá-lo coerentemente e, ao final da atividade, expor as estratégias utilizadas.Foi uma atividade muito prazerosa que , segundo eles, será uma das dinâmicas que aplicarão com seus alunos.
Em seguida, passamos aos relatos das atividades propostas pelo avançando na prática.
Como na noite anterior havia acontecido uma festa em homenagem aos professores, a frequência ficou em baixa, mas como "o tempo não para" seguimos a nossa oficina driblando a ressaca dos que ali estavam.
Grande parte da turma aplicou o avançando da página 82 que trabalha a coerência através de jogos com montagens de imagens galgando pistas.
A professora Simone relatou que dividiu a turma em grupos onde os próprios alunos escolheram e fragmentaram as imagens para os demais grupos. Diz ter sido uma competição acirrada para ver quem montava mais rápido e corretamente.
Iniciamos então a atividade de análise do texto publicitário da página 255 onde os cursitas, ao final da atividade, registraram suas observações em papel pardo(foto 2).
Finalizamos nossa oficina com o slide " A canoa" de Paulo Freire que nos coloca uma belíssima mensagem:

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes."


Adriana Aurora Galvão Alencar









Um comentário:

  1. Que lindo e musical o seu encontro, Adriana!!

    Parabéns a seu trabalho e ao "sim" de todos os professores que fiel e firmemente acompanham todos os estudos dessa formação continuada!

    Um abraço.

    ResponderExcluir