terça-feira, 13 de outubro de 2009

Oficina 8- Mergulho no texto

Socialização do avançando na prática

Viajar pela leitura

sem rumo,sem intenção.

Só pra viver a aventura

que é ter o livro nas mãos.

É uma pena que so saiba disso

quem gosta de ler.

Experimente!

Assim sem compromisso,

você vai me entender

Mergulhe de cabeça

na imaginação!

Clarice Pacheco



Nos reunimos no último dia 10 para realização da oficina 8 que contempla as unidades 15 e 16 da TP4, com o objetivo de refletir sobre o processo de construção da leitura e da escrita bem como trabalhar as diversas dimensões textuais e estratégias de leitura.

Iniciamos com o slide "O vôo dos falcões",Blandine Faustine;uma bela mensagem que nos instiga a libertarmos das "gaiolas" e tornarmos falcões e condores do céu.

Em seguida comentamos o slide "A construção da escrita e da leitura",Kátia Martins.Onde percebemos a grande necessidade de levar o nosso aluno a galgar todos os níveis de leitura para que possam interagir com os textos. Para exemplificar uma aula de leitura elaborei e trabalhei com os cursistas o texto "As longas colheres",Nícia Grilo.Onde simulamos a pausa protocolada com vários momentos de intervenção pedagógica para levá-los a interagirem com o texto e ao mesmo tempo tornar a leitura um ato de prazer. Ao final dessa atividades fizemos uma breve avaliação onde pudemos perceber o quanto é fácil e prazeroso trabalhar leitura com nossos alunos.

Passamos então aos relatos dos avançando.A cursista Elba relatou a grande dificuldade que tem em trabalhar leitura,uma vez que alguns alunos se rejeitam a ler. Ressaltei então a importancia de trabalhar em sala de aula diversificados gêneros que tratam o mesmo assunto para levar os alunos a construirem um repertório de informações variadas para que seu ponto de vista seja ampliado. Acredito que essa diversidade motivará esses alunos desinteressados a optarem por algum dos textos propostos. A maioria dos cursistas desenvolveram o avançando das páginas 194,195 e 196, onde relataram ter sido um pouco complicado no início,mas o final foi muito divertido ver os alunos criando cartões postais.A atividade foi tão bem aceita pelos alunos que a caixinha de correspondências continua na ativa pelos corredores das escolas.

Em seguida os cursistas foram divididos em trios para que pudessem desenvolver a atividade das páginas 220 e 221 da TP em estudo, onde deveriam criar um texto persuasivo sobre as imagens sugeridas e situações que ingressassem os alunos num processo de produção,gradativa, de textos. O momento de descontração ficou por conta dos colegas cursistas quando não identificaram nossa profissão dentre as crianças.Começaram então a levantar hipóteses sobre o possível desinteresse das crianças.Disse a eles que era aquilo que estavam fazendo o nosso maior objetivo em sala de aula:Levar nossos alunos a interferirem criticamente sobre os diversos textos.

Após as apresentações dos cursistas,finalizamos nosso encontro com o slide "Ouse" ,que destaca a importância do " tentar" uma vez que as tentativas nos revelam o quanto somos capazes e até onde podemos chegar.


Adriana Aurora Galvão Alencar

2 comentários:

  1. Como sempre, relatório e encontro maravilhosos, não é, Adriana?!

    Fico curiosa para conhecer esses materiais (slides, textos, dinâmicas) que você utiliza e que não conheço... Quem sabe não recebo de presente de Natal um CD com todo esse rico material?! (até rimou...rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs)

    Parabéns pelas intervenções que você faz junto a seus professores cursistas e pela liberdade de falarem as dificuldades e os desafios que enfrentam, o que fica evidente sempre em seus relatórios!

    Um abraço saudoso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa.
    A poesia 'Viajar pela leitura' de Clarice Pacheco postada no blog ficou linda!!!

    ResponderExcluir