sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Oficina 6

Cursistas(Izercina e Ednaldo)apresentando um poema



Cursistas(Kamila e Patrocínia)apresentando uma noticia de jornal

No dia 19/09/2009,nos reunimos para refletirmos sobre a inter-relação entre gêneros e tipos textuais.Iniciamos com o slide "O carteiro chegou" de Janet & Allan Ahlberg, onde refletimos a intertextualidade, intergenericidade e heterogeneidade presentes no texto.´No início me sentí como se estivesse falando outra língua,pois grande parte dos cursistas desconheciam estes termos.Também percebí que ficaram surpresos com os tipos preditivo e injuntivo, relataram nomear tipos descritivos, narrativos e dissertativos. Como percebí uma certa dificuldade,partimos para uma dinâmica com o texto "A moça tecelâ" de Clarice Lispector, onde a turma foi dividida em grupos para que transpusessem o texto em outros gêneros. Os resultados foram formidáveis, percebí que a dificuldade era quanto as nomenclaturas pois já carregavam uma bagagem muito rica e diversificada acerca de gêneros textuais.Após as apresentações dos textos os cursistas ficaram mais motivados às reflexões.Algo que percebí de imediato foi que alguns nem leram a TP3,aproveitavam os ganchos dos colegas e falavam um pouquinho.Para resolver esse impasse decidimos que a partir do próximo encontro estudaremos juntos as unidades nas oficinas e faremos os relatos dos avançando das Unidades anteriores, isso garantirá a leitura e reflexão.Apenas 4 dos cursistas presentes aplicaram o avançando na prática da página 115 nas turmas de 9º ano,onde relataram a dificuldade dos alunos em buscar informações relevantes nos manuais de instrução e identificarem que as sequencias tipológicas injuntivas tem o objetivo de instruir o leitor para que executem certas ações.Após os relatos a turma foi,novamente dividida em dois grupos para analisarem a crônica de Jô Soares,pag.195 da TP3.Discutimos os recursos utilizados pelo humorista para dar idéia de que o texto fora escrito por um aluno tais como: texto apresentado numa folha de caderno e presença de algumas rasuras próprias de redações de jovens estudantes.Quanto a transposição didática surgiram várias sugestões dentre as quais: trabalhar sobre a cesta básica,os alimentos que a compõem,a relevância desses alimentos para a saúde e desenvolvimento do ser humano,variações de valor da cesta básica em cada região etc.Após essa atividade fiz um breve comentário sobre letramento e deixei um questionamento para que pudéssemos discutí-lo na próxima oficina.



SOMOS TODOS LETRADOS NESTA SALA OU VIVEMOS EM UM PAÍS LETRADO?



Finalizamos nosso encontro com o slide "Atritos" de Roberto Trema, que ressalta a necessidade de nos atritarmos para que floresça em nós a atitude de mudança.
Adriana A. Galvão Alencar

Um comentário:

  1. Perfeito e maravilhoso o relatório, consequentemente, o encontro foi bastante proveitoso!

    Muito interessantes as estratégias que você adotou para auxiliar a sua turma na dificuldade de estudar os TP!

    Parabéns pelas adequações feitas: as legendas nas fotos, o relatório reflexivo e com a exposição das situações encontradas durante a oficina!

    Beijo

    ResponderExcluir