quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Recomeço...

Esclarecendo sobre o portifólio -Oficina 5

Reiniciamos nossas atividades no dia 31/08/2009 com uma nova turma de cursistas pois, a turma que participou das oficinas introdutórias era composta por professores efetivos do 1º ao 5º ano que estavam ocupando cargos de língua portuguesa por não haver funcionários efetivos no conteúdo.
Tive então que replanejar a oficina e iniciar esplanando a proposta do Gestar II e seus objetivos,assim como as instruções para a montagem do portifólio dos cursistas e o projeto a ser desenvolvido por eles.
Iniciamos com a reflexão sobre o slide "As sementes", onde as sementes lançadas são aqui representadas pela
metodologia que o programa nos proporciona .
A turma é composta por 15 cursistas com pouco tempo de sala de aula,alguns acabaram de concluir a graduação.
Como o material já havia sido entregue, iniciamos o estudo das unidades 9 e 10 da TP3.
Iniciei então a dinâmica com os envelopes de linguagem onde a turma foi dividida em grupos para analisarem e apresentarem as seguintes questões:


  • O gênero dos textos;

  • Aonde eles circulam;

  • A que público se destinam;

  • Como poderiam ser trabalhados em sala de aula

Após as apresentações refletimos sobre o quanto o ensino sobre gêneros textuais é aplicado equivocadamente por alguns professores de língua portuguesa, especialmente aqueles que fazem com que seus alunos escrevam para o único fim de conseguir notas.Chegamos a conclusão de que os alunos deveriam ser instigados a escrever dando a seu texto uma função social pois quando alguém escreve uma carta ,é porque outra pessoa vai recebê-la;quando alguém redige uma notícia,é porque muitos vão lê-la;quando alguém produz uma crônica, um conto ou um romance, é porque espera emocionar,provocar ou simplesmente entreter diversos leitores. E isso é perfeitamente possivel de fazer na escola: a carta pode ser enviada para amigos, parentes ou colegas de outras turmas; a notícia pode ser divulgada no jornal distribuido internamente ou transformado em mural e o texto literário pode ser transformado em um livro coletivo pela turma.


Nesse momento lemos e analisamos o texto "Gaiolas e Asas" de Rubem Alves e percebemos a necessidade de incentivar nossos alunos a buscarem novas estratégias de vôo.


Como muitos dos cursistas não estavam presentes na última oficina, não receberam as instruções sobre o avançando na prática (apenas 5 aplicaram) , resolvemos deixar os relatos de experiência e dúvidas para o próximo encontro, onde também discutiremos as unidades 11 e 12 e sobre a elaboração e execução do projeto.


2 comentários:

  1. Muitos desafios e descobertas o Gestar já tem despertado, não é, Adriana!

    Espero que nos próximos encontros vocês tenham o debate intenso, a partilha de experiências, o estudo profícuo, enfim, a prática e a teoria do Gestar juntos e misturados...

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana Adriana!
    Os desafios são muitos mas você é guerreira.
    Obrigada pelos e-mails.

    Um grande abraço.

    Alzeni

    ResponderExcluir