Tive então que replanejar a oficina e iniciar esplanando a proposta do Gestar II e seus objetivos,assim como as instruções para a montagem do portifólio dos cursistas e o projeto a ser desenvolvido por eles.
Iniciamos com a reflexão sobre o slide "As sementes", onde as sementes lançadas são aqui representadas pela
metodologia que o programa nos proporciona .
A turma é composta por 15 cursistas com pouco tempo de sala de aula,alguns acabaram de concluir a graduação.
Como o material já havia sido entregue, iniciamos o estudo das unidades 9 e 10 da TP3.
Iniciei então a dinâmica com os envelopes de linguagem onde a turma foi dividida em grupos para analisarem e apresentarem as seguintes questões:
- O gênero dos textos;
- Aonde eles circulam;
- A que público se destinam;
- Como poderiam ser trabalhados em sala de aula
Após as apresentações refletimos sobre o quanto o ensino sobre gêneros textuais é aplicado equivocadamente por alguns professores de língua portuguesa, especialmente aqueles que fazem com que seus alunos escrevam para o único fim de conseguir notas.Chegamos a conclusão de que os alunos deveriam ser instigados a escrever dando a seu texto uma função social pois quando alguém escreve uma carta ,é porque outra pessoa vai recebê-la;quando alguém redige uma notícia,é porque muitos vão lê-la;quando alguém produz uma crônica, um conto ou um romance, é porque espera emocionar,provocar ou simplesmente entreter diversos leitores. E isso é perfeitamente possivel de fazer na escola: a carta pode ser enviada para amigos, parentes ou colegas de outras turmas; a notícia pode ser divulgada no jornal distribuido internamente ou transformado em mural e o texto literário pode ser transformado em um livro coletivo pela turma.
Nesse momento lemos e analisamos o texto "Gaiolas e Asas" de Rubem Alves e percebemos a necessidade de incentivar nossos alunos a buscarem novas estratégias de vôo.
Como muitos dos cursistas não estavam presentes na última oficina, não receberam as instruções sobre o avançando na prática (apenas 5 aplicaram) , resolvemos deixar os relatos de experiência e dúvidas para o próximo encontro, onde também discutiremos as unidades 11 e 12 e sobre a elaboração e execução do projeto.
Muitos desafios e descobertas o Gestar já tem despertado, não é, Adriana!
ResponderExcluirEspero que nos próximos encontros vocês tenham o debate intenso, a partilha de experiências, o estudo profícuo, enfim, a prática e a teoria do Gestar juntos e misturados...
Beijo
Muito bacana Adriana!
ResponderExcluirOs desafios são muitos mas você é guerreira.
Obrigada pelos e-mails.
Um grande abraço.
Alzeni