segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Oficina 7-Leitura, escrita e cultura

Ai,palavras,ai,palavras

sois de vento,ides no vento,

no vento que não retorna

e,em tão rápida existência

tudo se forma e transforma!

(Cecília Meireles)



No dia 26/09/2009,realizamos a oficina 7 das unidades 13 e 14 da TP4.
Iniciamos com uma linda mensagem de motivação "Águia história de vida"que destaca o comportamento que devemos ter diante das dificuldades; uma espécie de vôo da Renovação.Após esse rico momento apresentei aos cursistas o slide "Poesia e Letramento", Magda Soares e iniciamos uma reflexão sobre como estamos,como educadores,guiando nossos alunos a efetivos exercícios de letramento,uma vez que não basta que os nossos alunos saibam ler e escrever,é preciso que se tornem capazes de exercitar habilidades,atitudes e conhecimentos de leitura e escrita envolvidos em diversas práticas sociais.
Refletimos também o papel da escola em formar o sujeito capaz de, em diferentes situações de uso da língua, interagir com as pessoas e resolver problemas cotidianos.
Iniciamos então os relatos de experiências sobre a aplicação do avançando na prática,nessa oficina não contamos com um número significativo de cursistas,acredito que devido ao atraso do início do 2º semestre,pois as escolas tiveram que rever seus calendários e infelizmente os sábados entrarão nas reposições,mas como não podemos deixar de realizar nossas oficinas chegamos a conclusão de que não alteraremos nossas oficinas.Com uma quantidade menor de cursistas foi possivel que cada um relatasse sua aula prática.
O avançando mais aplicado foi o da página 50 ,onde foi trabalhado o aniversário da cidade de Manga que acontecerá no dia 19/10.A professora Simone dividiu sua turma de 7º ano em três grupos para que redigissem convites e, depois, reportagens nos tempos presente,pretérito e futuro.
Após esse momento os cursistas foram divididos de acordo com a série em que trabalham para fazerem a transposição didática do poema"Cidadezinha qualquer" de Carlos Drummond de Andrade.Ao final cada grupo escolheu um relator para apresentar as sugestões de atividades.Foi um momento muito rico de sugestões que foram desde a confecção de cartazes a análise das palavras utilizadas pelo eu-poético.
Fizemos uma pequena análise do texto e chegamos a conclusão de que a cidadezinha qualquer descrita por Drummond não é tão diferente da nossa, principalmente quando se refere aos "olhares nas janelas..."Para finalizar, pedi que os cursistas estudassem as unidades 15 e 16,analisassem o termo "mergulho no texto" e escolhessem um avançando para socializarmos no próximo encontro e encerramos com a mensagem "O anel".

Adriana A. Galvão Alencar

Um comentário:

  1. Perfeitos, encontro e relatório!

    É muito bom ver que vocês estão crescendo no estudo e no aprendizado coletivo! Com certeza, são muitas as falas e as situações que estão surgindo mobilizadas pela dinâmica do Gestar!

    Um abraço.

    ResponderExcluir