domingo, 15 de novembro de 2009

Oficina 10-Unidades 19 e 20 da TP5




A palavra que é escrita




Talvez seja a que mais fala




Traduz o que o peito grita




Sempre que a boca se cala




Miriam P. Carvalho




Iniciamos nossa oficina as 14h com a mensagem "Avance Sempre", Autor Desconhecido, onde refletimos sobre a necessidade de jamais "pararmos" pois , por menor que seja,um avanço na direção certa já é um progresso.

Após esse momento fizemos a leitura e discussão do trecho do livro "A coesão textual" de Ingedore G.V.Koch, onde pudemos perceber a necessidade ,como professores, de mostrar aos nossos alunos os mecanismos de funcionamento de coesão e coerência para que saibam empregar adequadamente cada mecanismo não só para depreender o sentido de um texto como para produzir textos com sentido, estabelecendo uma continuidade entre as partes,de modo a instaurar entre elas uma unidade.Mostrá-los também que a coersão pode auxiliar no estabelecimento da coerência,embora,às vezes,a coesão nem sempre se manifeste explicitamente através de marcas linguísticas, o que faz concluir que pode haver textos coerêntes mesmo que não tenham coesão explicita.
Passamos então para o relato de experiências.Como a frequência na ultima oficina não foi satisfatória,precebí que alguns cursistas estavam meio perdidos,acredito que os "faltosos " nem leram as unidades anteriores da TP.Como não podia deixá-los para trás, fiz uma breve apresentação das unidades anteriores e depois demos continuidade as atividades. A cursista, Elba, relatou que seus alunos tiveram muita dificuldade com o avançando da página 196, que propõe a reconstrução do texto em uma sequência lógica. Sugerí que ela iniciasse com textos menores e que trabalhasse a relação entre as partes de forma detalhada.
Resolvemos, oralmente, algumas atividades da AAA5 onde os cursistas puderam perceber a riqueza de sugestões de atividades em busca de uma aprendizagem significativa.
O cursista,Ednaldo, relatou ter ficado muito surpreso e satisfeito quando seus alunos do 8º ano conseguiram ordenar corretamente as idéias do texto" Uma história sem pé nem cabeça"(AAA5-p.105).Claro que,como estamos cansados de saber, nossos alunos tem muita preguiça em ler.Mas existem algumas palavrinhas mágicas que , rapidinho os tranformam em leitores assíduos.São elas: Vale Ponto...rsrs
Passamos então a atividade prática de elaboração do texto publicitário. Levei diversificadas imagens e pedi que os cursistas mobilizassem seus conhecimentos linguísticos e experiências de forma criativa na elaboração dos textos.Fizemos uma breve análise de alguns textos publicitários enfatizando as articulações,elementos verbais,visuais e negativas.

Após apresentação dos grupos encerramos com o slide "Duas visões" que revela mistérios e apresenta a dicotomia entre os olhos e do olhar humano.Marcamos nossa oficina de avaliação para o dia 21/11.
Adriana A. Galvão Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário