quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Oficinas 1 e 2 da TP1


"A Língua é ou faz parte do aparelho ideológico,comunicativo e estético da sociedade que a própria língua define e individualiza."(Leonor Buescu)


No dia 21/11/2009, nos reunimos para a realização das oficinas 1 e 2 da TP1 que aborda aspectos relacionados a linguagem e cultura.
Iniciamos com o slide "Palavras Mágicas" de Letícia Thompson que ressalta o poder das palavras dentro de diversificados contextos.
Em seguida passamos ao estudo do "Ampliando nossas referências das páginas 44 a 47("Variações de registros" de Traváglia),onde discutimos o fato de a Língua ser um sistema aberto que possibilita uma grande variedade de usos.
Passamos aos relatos de experiência, onde a maioria das cursistas disseram haver trabalhado o avançando da página 17(leitura dramatizada dos textos:Retrato de velho,Ciúme e Conta de novo a história da noite em que nasci".A cursista Izercina relatou que seus alunos só peceberam que no texto "Conta de novo a história da noite em que nasci" a criança havia sido adotada pelo casal após a leitura dramatizada.Daí ocorreram várias leituras de inferência onde alguns disseram que os pais não dava atenção a criança porque se tratava de uma adoção e vários outros argumentos surgiram até que chegaram a conclusão de que os pais já haviam repetido tantas vezes a história que a criança acabou decorando.
Após esse momento fizemos a leitura e discutimos os temas:"Variação e normas,Variedades do Português,Empréstimos linguísticos,Língua falada e língua escrita e Modalidades de uso e registros linguísticos" presentes no slide
" Variedades Linguísticas" de Helena Pabst.chegamos a conclusão de que, quanto mais opções o sujeito tiver de uso da língua,mais ele vai poder atuar na sua comunidade e se desenvolver como cidadão.Demos ênfase ao preconceito linguístico como uma forma de discriminação que deve ser enfaticamente combatida.
Trabalhei com os cursistas o texto "Puculando",onde cada dupla deveria reescrevê-lo utilizando outra variante.Foi uma atividade muito rica e prazerosa,pois o texto é muito engraçado.Demos uma pausa para o almoço retomamos nossas atividades as 14:00h.

Iniciamos a oficina 2 com os seguintes questionamentos:
*O que é um texto?
*O que é intertextualidade?
Pude verificar, através das respostas obtidas, que muitos dos cursistas estavam inteirados sobre o assunto.Mas,diante da dificuldade de três dos cursistas resolvi falar mais sobre o assunto citando exemplos bem próximo de nossa realidade.
Passamos a leitura e reflexão do "Ampliando nossas referências" das páginas 123 e 124" História de um conceito" de Graça Paulino, onde pudemos concluir que a linguagem existe a serviço da comunicação e possui função de mediação nas práticas sociais;e que textos não são,somente, aquelas composições tradicionais trabalhadas na escola e sim algo que produzimos diariamente, em todos os momentos em que nos comunicamos, tanto na forma escrita como oral.
Iniciamos os relatos de experiências onde a cursista Neidimar relatou haver trabalhado, com seu alunos de 9ºano,o "Hino Nacional das Propagandas" que faz alusão ao "Hino Nacional Brasileiro".A cursista Marinez trabalhou a imagem de Mona Lisa e suas diversificadas alusões.
Em seguida passei um slide sobre intertextualidade que mostrava vários exemplos. Discutimos o assunto e passamos a atividade de criação onde pedi que os cursistas, em duplas,elaborassem paródias com o tema "As aulas do Gestar".
Após esse momento,lemos e refletimos o texto "Quem não escreve bem perde o trem",onde discutimos que escrever bem é exibicionismo, é simplesmente uma forma de nos encaixarmos em um grupo e com isso fazer parte de um sistema para que não isolemos do meio social.Devemos sempre estar atentos a alguns elementos que são essenciais na comunicação escrita.
Finalizamos nossa oficina com o slide "Ler" de Luiz Fernando Veríssimo.
Adriana Aurora Galvão Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário