domingo, 13 de setembro de 2009

Socialização da oficina 5 e orientação para elaboração do projeto

"Um mundo sem poesia é o mais triste dos mundos."
José Paulo Paes
Nos reunimos mais uma vez para concluir as atividades do avançando na prática,propostas pelas unidades 9 e 10 da TP3.
Iniciei a oficina com a reflexão(slide) do texto " Atravessando o rio",com o obejtivo de analisar comportamentos de individualidade,pois percebí uma discreta discriminação por parte de alguns colegas com maior tempo de regência em relação aos recém formados.
Após esse momento,"puxão de orelhas",iniciamos a socialização através de relatos de experiências e apresentação dos relatórios.
Não sei se pela facilidade e adequação ao tempo, os cursistas aplicaram o avançando da página 25 sobre o gênero biografia, tendo como referência básica a biografia de Carlos Drummond de Andrade.
Algumas cursistas salientaram a dificuldade que os alunos tiveram em escrever sua biografia em 3ª pessoa,causando certo tumulto na aula pois eles misturavam as pessoas do discurso.
Uma das cursistas salientou também que alguns alunos demostraram certa resistência em relatar, por escrito, suas particularidades.Refletimos outras formas que poderiam ser trabalhadas o avançando, por exemplo,para contornar a dificuldade em escrever em 3ª pessoa sobre sí próprios; sugerí que numa outra oportunidade, os alunos fossem divididos em duplas onde levantariam dados relevantes sobre seu colega,através de entrevistas, e escreveriam então a biografia do mesmo,também poderiam trabalhar o tema retirando o nome de um artista para levar o aluno a levantar hipóteses baseando-se em dados sobre a vida dele e tentar descobrir a quem se refere o determinado texto.
Após esse momento demos uma pausa de 2 horas para o almoço e quando retornamos conversamos sobre a flexibilidade e variação dos gêneros segundo a necessidade de comunicação onde o definimos através da situação sociocomunicativa .A turma foi então dividida em dois grupos para que elaborassem atividades relacionadas aos textos 1( "poema tirado de uma noticia de jornal" de Manuel Bandeira) e 2( Música"Bom dia" de Gil e Milton).O primeiro grupo destacou que o gênero "poema" faz referência a outro gênero"notícia" e elaborou atividades fazendo essa comparação trabalhando os dois gêneros concomitantes. O segundo grupo elaborou atividades relacionadas a rima e ritmo associadas ao mundo do trabalhador;também sugeriram outras canções que fazem alusão ao tema trabalho,destacaram também as melodias como diferentes manisfestações do gênero poético.
Encerrei o estudo das uniddades, já citadas, salientando a importânvcia de se trabalhar o gênero poético,uma vez que se trata de um refinadíssimo trabalho com as palavras e não se limita aos livros de poesia .
Distribuí então as instruções para elaboração do projeto onde fizemos uma leitura minunciosa das páginas 51 e 52 do guia geral esclarecendo todas as dúvidas surgidas durante a leitura.
Após esse momento de reflexão sobre o projeto, levantei alguns questionamentos com o foco em tipologia textual, que será assunto da nossa próxima oficina. Orientei então, a leitura das unidades 11 e 12 e a possibilidade de escolha e aplicação do próximo avançado para socializá-la na oficina do dia 19.
Adriana A. Galvão Alencar

Um comentário:

  1. Que bom, Adriana, ver vocês crescendo juntos não só nos estudos e nos aprendizados do Gestar II, mas também naqueles relacionados a nossa vida cotidiana, como o fato de aceitarmos as diferenças e sabermos trabalhar com elas...

    Parabéns pelo relato tão próximo de sua prática, principalmente em relação às dúvidas e sugestões que surgiram durante o encontro!

    Beijo

    ResponderExcluir