sábado, 12 de dezembro de 2009

Oficina de Avaliação

Música para massagear o Ego

Obrigada a todos os colegas e companheiros cursistas
" A análise do auto conhecimento muitas vezes nos leva a pensar em mudar,
nesse momento:
Os sábios agem...
e os tolos acomodam."

Erika Braga


Iniciamos nossa oficina com o slide "A bagagem" de um Autor Desconhecido, onde refletimos a necessidade de,sempre,verificarmos nossa bagagem e excluir os sentimentos que a deixa cada vez mais pesada.Rever os nossos conceitos e buscar inovações afinal de contas a vida é uma escola onde sua pedagogia é alicerçada em aulas práticas.
Após esse momento passamos a auto avaliação dos cursistas, onde cada cursista recebeu um roteiro para que respondessem e ao final socializamos as respostas.
Pude perceber,através dos relatos que muitos cursistas estão engajados na inovadora metodologia do Gestar, porém alguns "piruás" apenas vestiram a camisa temporariamente.
Percebí que o Gestar veio para sanar uma carência educacional, onde o aluno estuda por muitos anos e ao deixar os bancos escolares se deparam com a sensação de despreparo para com a vida em sociedade.Através de pedagogias inovadoras e democráticas, o Gestar inicia um longo processo de mudanças na educação e desperta em nós,educadores,um olhar diferente que nos norteará em busca de práticas que levem nossos alunos a fazerem o efetivo uso da linguagem como instrumento de comunicação e consigam, através da mesma,expressar seu pensamento interagindo diante das diversas situações vividas no seu dia-a-dia.
Nosso principal objetivo é construir uma concepção de saber que vislumbre a multiplicidade;um currículo e uma escola nos quais nossos alunos possam dominar as diferentes ferramentas que permitam seu acesso aos saberes possibilitados por esse mundo, e possam aprender a relacionar-se com os outros e com o mundo em liberdade.
Finalizamos nossos encontros com a dinâmica "Construindo uma Escola" e com a sensação de missão "Comprida" pois nosso caminho é muito longo até que possamos "cumprir" nossa tarefa de tranformadores da educação
.
Adriana Aurora Galvão Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário