terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Oficinas 11 e 12 da TP6


"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,


que já tem a forma do nosso corpo,


e esquecer os nossos caminhos,


que nos levam sempre aos mesmos lugares.


É tempo da travessia:


e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado,para sempre,


à margem de nós mesmos."


Fernando Pessoa








Iniciamos nossa última oficina no dia 05/12/2009 com o slide"O menino, a avó e o lápis" de um Autor desconhecido.Uma linda mensagem que nos estimula a deixar sempre nossas marcas, como um lápis.

Após esse momento passamos ao estudo, mais detalhado da TP6.

Apresentei aos cursistas o slide "A arte de Argumentar" de Antônio Suarez Abreu, onde pudemos refletir, discutir e identificar características argumentativas em diferentes gêneros textuais, para demonstrar que a argumentação é um ato inerente à língua, independente do suporte que a mesma se utiliza, e que o ato de argumentar deve ser trabalhado em sala de aula através de propostas a serem desenvolvidas com atividades de leitura, oralidade e escrita para ampliar a capacidade argumentativa dos alunos.Capacidade, esta, que deve ser desenvolvida desde cedo, não só para que saibam defender seus pontos de vista, mas também para conseguirem reconhecer a validade dos argumentos diariamente por outras pessoas e não aceitarem simplesmente porque a fala do outro é atraente e envolvente.

Distribui os textos: "30 anos" de Affonso Romeno de Sant'Anna; "Professor não é coitado" de Gustavo Ioschpe; "Remédios são venenos" de Fernando Travi; "intenções por traz das palavras" de Stephen Kanitz e "Tempos difíceis" de Racionais MCs, para que os cursistas identificassem as marcas argumentativas em suas organizações e , posteriormente,fizessem a análise dos diferentes tipos argumentativos que os sustentavam.Foi um momento muito rico da oficina, onde pudemos trocar ideias e compartilhar diversificados pontos de vista.

Passamos a discussão sobre a importância do planejamento na produção textual.Trabalhei a dinâmica " Preparando uma viagem",onde cada cursista deveria planejar uma viagem a qualquer lugar, fazendo um levantamento geral de gastos e efetivação da mesma.Ao final fizemos a socialização e possíveis alterações coletivas.

Iniciamos os relatos de experiências, onde os cursistas relataram haver aplicado o avançando da p.91 onde os alunos listaram fatos importantes em suas vidas e ,posteriormente ,criaram textos narrativos sobre os mesmos.Claro que as dificuldades existiram,resistência,ortografia,incoerência etc; mas nada que um acompanhamento individualizado não resolvesse.Pudemos perceber, através de alguns textos, selecionados pelos cursistas, a carência afetiva e social no contexto de grande parte dos alunos,o que, certamente, interfere negativamente na aprendizagem.

Fizemos uma pausa para o almoço e para o sorteio do amigo oculto.

Retomamos nossas atividades com a dinâmica dos livros.Os cursistas foram divididos em duplas para que apresentassem a leitura de um livro de diversas formas(chorando,gargalhando,soluçando,gritando etc).Os cursistas amaram a dinâmica e pudemos analisar o quanto é fácil motivar nossas aulas.

Após esse momento trabalhei com os cursistas o texto "tabagismo passivo" para que fizessem uma revisão coletiva utilizando e refletindo o roteiro abaixo.


  • Procedimentos diferenciados utilizados para a elaboração do texto:

a)Foi estabelecido um tema?

b)Houve levantamento de ideias e dados?

c)Houve planejamento?

d)Foram feitos rascunhos?

e)Qual a qualidade de apresentação visual da versão final?



  • Redação de textos considerando suas condições de produção:

a)Qual é o gênero do texto?

b)O texto atingiu sua finalidade?

c)Quem foi o interlocutor eleito?

d)Quais os lugares onde esse texto vai circular ou pode circular?


  • Marcas de segmentação utilizados com base no gênero textual.Avaliação da correta utilização de:

a)Titulo e subtitulo;

b)Paragrafação;

c)Pontuação e outros sinais gráficos;


  • A letra está legível?

  • Os mecanismos de coerência e coesão textuais são utilizados, conforme o gênero e os propósitos do texto:

a)As partes do texto encontram-se ordenadas de forma a garantir a compreensão do texto?

b)Foram selecionadas palavras adequadas ao tema?

Finalizamos nossa oficina com o slide"Violino", uma linda mensagem de motivação que nos incentiva a exercer o nosso talento, buscando a perfeição, ainda que só nos reste "uma corda",essa será a nossa persistência.E terminamos com a seguinte frase:


"Vitória é a arte de você continuar onde os outros resolvem parar."


Adriana Aurora Galvão Alencar









Nenhum comentário:

Postar um comentário